Coordenação

Coordenação 2015

COORDENAÇÃO EXECUTIVA 2015 – 2016

Mario Ernesto Humberg, químico e jornalista, presidente da CL-A Comunicações e Conselheiro da ADVB Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil e da ABA Associação Brasileira da Aquarela, e membro do Conselho de Economia, Sociologia e Política da Fecomércio. Autor dos livros Ética na Política e na Empresa e Programas e Códigos de Ética e de Conduta.
Fernando de Oliveira Marquesadvogado e Economista. Bacharel em Direito pela Faculdade Paulista de Direito da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1980-1985), Bacharel em Economia pela Faculdade de Economia e Administração da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1986-1992). Pós-graduado lato sensu em Direito Tributário pelo C.E.U. – Centro de Extensão Universitária (1987). Pós-graduado em Direito na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, na área de Direitos Difusos e Defesa da  Concorrência.  Professor de Economia, Mediação & Arbitragem , Direito Econômico e Direito Concorrencial da Faculdade Paulista de Direito da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC – SP, desde 1984. Professor do Núcleo de Estudos de Doutrina Social da Igreja da Faculdade de Direito da PUC/SP. Professor Coordenador do Convênio assinado entre a Faculdade Paulista de Direito da PUC/SP e o Conselho Administrativo de Defesa Econômica – CADE. Autor da Consolidação da Legislação Relativa à Defesa da Concorrência, Defesa do Consumidor, Defesa Comercial e Agências Reguladoras, publicado anualmente pela Revista dos Tribunais desde 2000. Conferencista em diversos eventos sobre Direito da Concorrência em várias cidades do País, desde 1994. Conferencista em diversos eventos sobre Mediação e Arbitragem em várias cidades do País, desde 1995. Ex-Conselheiro do Conselho Administrativo de Defesa Econômica – CADE (julho de 2002 a julho de 2004), Presidente da Associação Cultural São Paulo que dirige o colégio São Domingos, Conselheiro do Instituto Brasileiro das Relações de Concorrência e de Consumo (IBRAC). Membro do Instituto de Mediação e Arbitragem do Brasil (IMAB). Coordenador da Mediação e Arbitragem nos contratos de saúde entre Empresas de Autogestão (ABRASPE e CIEFAS) e a Associação Paulista de Medicina (APM), Conselho Regional de Medicina (CRM) e Sindicato dos Médicos ocorrida em 1996. Membro da Ordem dos Advogados do Brasil, nas secções de São Paulo e Distrito Federal. Membro da Ordem dos Economistas do Brasil, na secção São Paulo. Membro do Conselho Regional de Economia, na secção São Paulo. Membro da Câmara Americana de Comércio em São Paulo – AMCHAM – SP. Sócio Efetivo do Instituto dos Advogados de São Paulo (IASP).Membro da Associação dos Advogados de São Paulo (AASP).

Paulo Roberto Feldmann, professor de Economia da USP (desde 1981). Engenheiro, tendo feito mestrado e doutorado na FGV. Foi presidente de 3 empresas: Eletropaulo, Compucenter e Iron Mountain e diretor entre outras da Microsoft, Philips e Banco Safra. Como sócio da Ernst&Young trabalhou e morou no Japão e Cingapura (1998/9). Também trabalhou nos grupos Itaú e Citibank.

É autor de dois livros sobre os impactos sociais da informática e um livro sobre Gestão na América Latina que foi lançado em 2014 nos Estados Unidos (Management in Latin America). Foi Presidente do Conselho da Pequena Empresa da FECOMERCIO. Atualmente é diretor da Câmara de Comércio Brasil – Israel e membro do Conselho da Cidade. É conselheiro de administração certificado pelo IBGC exercendo essa função na FIA – Fundação Instituto de Administração e na Agencia de Desenvolvimento de São Paulo- ADE Sampa.

Antônio Guimarães, pedagogo pela USP e Administrador de Empresas pelo C.R.A/CFA, por 25 anos professor da Universidade Mackenzie-Faculdade de Economia e Administração – Responsável pelas cadeiras de Recursos Humanos e Psicologia Aplicada à Administração. Ex Recursos Humanos das empresas Rhodia Têxtil, Brown Boveri, Indústrias Paramont e Orniex.Um dos membros fundadores da APARH (hoje ABRH-SP) e da ABRH. Atualmente Diretor Superintendente da ABERC, Diretor Executivo do SINDERC-SP, Vice presidente da CEBRASSE – Central Brasileira do Setor de Serviços e Vice Presidente Executivo da FENERC – Federação Nacional das Empresas de Refeições Coletivas.
Lívio Giosa, administrador de empresas com especialização em “Business Administration” pela New  York University,   diretor da GLM Assessoria Empresarial, presidente do Instituto ADVB Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil. Professor convidado da New York University (USA), University Of Central Florida (USA), Universidade Belgrano (Argentina). Atualmente é Secretário de Desenvolvimento Econômico de Atibaia.Autor dos livros: “Gestão Corporativa e Responsabilidade Social”, Editora Thonson/Pioneira, “TERCEIRIZAÇÃO: Uma Abordagem Estratégica”, Editora Thonson/Pioneira (7a edição); e “O BRASIL PROFISSIONAL: A hora e a vez da competência”, Editora Meta.
Gilson Rasador, advogado formado pela Faculdade de Direito da Universidade de Cruz Alta-RS, pós-graduado em Direito da Economia e da Empresa pela Fundação Getúlio Vargas-SP, natural do Rio Grande do Sul, município de Ajuricaba, em São Paulo desde janeiro de 1998 onde sou sócio do escritório Piazzeta, Boeira e Rasador Advocacia Empresarial; Diretor da Pactum Consultoria Empresarial Ltda. e Vice-Presidente do Clube Hípico de Santo Amaro.
Percival Maricato, formado em Química Industrial e Direito pela universidade de São Paulo; Jornalismo incompleto pela USP. ADVOGADO ocupou na OAB: Comissão de Ética, Direitos Humanos, ex-editor da Revista da OAB; é advogado e consultor de dezenas de empresas e associações; é titular há 30 anos do escritório Maricato Advogados e Associados, que advogada para diversas entidades patronais: CEBRASSE, SESVESP, ABREVIS, APRAG, FEPRAG entre outras.Foi membro de diversas comissões (cultura, meio ambiente); foi membro do Conselho de Pequenos Empresários da FIESP e da FECOMÉRCIO. JORNALISTA publicou artigos na Veja, Estado de SP, Folha de SP e outros; editou a Revista Bares e Restaurantes por doze anos. Cargos que ocupa, além do PNBE: Conselho Municipal de Turismo – Conselheiro; Conselheiro Estadual de Turismo – Presidente da Associação Brasileira dos Bares e Restaurantes; vice-presidente da CEBRASSE-Central Brasileira das Empresas de Serviços. Membro do Conselho do São Paulo Convention Bureau.
GRUPO DE COORDENAÇÃO NACIONAL
Maria Stela Mendonça, nascida em São Paulo formou-se em Biomedicina na Faculdade “OSEC”, fez pós-graduação em Marketing na ESPM, foi sócia diretora na Rodabril e do Grupo Setal – SOG Sistemas em óleo e gás onde atuava na área de Responsabilidade Social. Mãe de três filhos, sempre participou ativamente dos grêmios na faculdade e também nos esportes. É sócia do PNBE desde março de 2001, quando procurou uma entidade que defendesse um desenvolvimento econômico e justiça social tendo sempre um compromisso com a transparência e princípios éticos.
Luigi Nese, empresário, engenheiro mecânico e analista de sistemas é ex-presidente CODEFAT – Conselho Deliberativo do Fundo do Amparo ao Trabalhador – presidente e fundador da CNS – Confederação Nacional de Serviços, vice-presidente e fundador da FESESP – Federação de Serviços do Estado de São Paulo, Presidente e Fundador do SEPROSP – Sindicato das Empresas de Proc. de dados e Serviços de Informática do Estado de São Paulo, membro da Coalition of Service Industries, Diretor da empresa L.R.R. Informática, membro da Coalizão Empresarial Brasileira, Membro da REIH Red Empresarial de Integración hemisférica, Membro da diretoria plena Associação Comercial de São Paulo. Membro do Conselho de Representantes dos Empresários do Centro Federal de Educação Tecnologia de São Paulo – CEFET. Atuações Anteriores: Presidente e Fundador da ASSESPRO – Associação Brasileira das Empresas de Software e Serviços de Informática Regional de São Paulo, membro do Conselho Nacional de Informática, diretoria da Federação de comércio de São Paulo, membro de Conselhos de varias entidades, membro do Instituto de Eletrotécnica – Universidade de São Paulo.
Kurt Lenhardadministrador de Empresas. Foi sócio titular da CIGAL-GAJ & LENHARD Consultores S/C Ltda, durante 32 anos. Foi presidente da IBCO (Instituto Brasileiro dos Consultores de Organização) em 82-83 e 90-92. É associado do PNBE desde 2001, Alca-OMC. Dentro do projeto Brasil 2022, do Brasil que Temos para o Brasil que Queremos, está já realizou 11 reuniões com uma participação média de 20 pessoas, entre juízes, promotores advogados e leigos. 
Sandra Sinicco, CEO do Grupo Casa, formou-se em 1983 em jornalismo pela Universidade Metodista, em São Paulo. Em seguida, estagiou na Europa em jornais, revistas, rádio e televisão. Também trabalhou como free-lancer em várias publicações nacionais e em 1985 iniciou sua atividade em assessoria de imprensa para a área de tecnologia. Especializou-se em Marketing pela ESPM e sempre procurou focar sua atuação em comunicação estratégica. Na Casa, Sandra Sinicco desenvolveu um modelo de gestão implantado a partir de 1990 que procurou fomentar a independência de cada área de especialização da comunicação independentemente de sua ação conjunta. Isto permitiu manter uma carteira de clientes de tamanhos e formatos diversificados com o objetivo de valorizar no grupo de colaboradores a curiosidade e a necessidade de aprender com as diferentes culturas. Em 1993 fundou, juntamente com outros militantes ambientais, a Ecopress – Agência de Notícias Ambientais que atua até hoje. Produziu o livro com a coletânea das reportagens sobre Educação Ambiental, criou o jornal Educador Ambiental em parceria com a Ecopress. Criou a divisão CASA Brasil e idealizou juntamente com Ana Alterio, o Jóias da Cor do Brasil, projeto de comunicação para valorizar a joalheria de autor brasileira que já realizou mais de 10 eventos em vários estados do Brasil e em Londres. Desde 2003, é representante no Brasil da Fiera Milano, um dos maiores centros de eventos do mundo, da Macef e da l´Artigiano in Fiera. Sandra Sinicco é associada do PNBE há mais de 15 anos, ajudou a fundar várias entidades ambientalistas, movimentos de bairro e envolveu-se na estruturação de entidades em defesa dos direitos das crianças, direitos sociais e movimentos da mulher. Hoje seu foco está no desenvolvimento de projetos de cultura brasileira para o desenvolvimento econômico.formou-se em jornalismo pela Universidade Metodista, especializou-se em Marketing pela ESPM e é CEO do Grupo Casa.
Elaine Saadconsiderada como uma das principais especialistas em Recursos Humanos no Brasil, Elaine tem uma trajetória bastante significativa em consultoria para uma ampla gama de empresas brasileiras e internacionais. Ela é atualmente a Vice-Presidente da ABRH-Nacional (Associação Brasileira de Recursos Humanos). É fundadora do Comitê de Vice-Presidentes de RH da Amcham, onde pertence atualmente como Chairperson Honorária.  É parte do Board da CRHLP – Confederation of Human Resources Professionals of Portuguese Language Countries. Completou seu MBA no Insper/IBMEC, Pós-Graduada em Administração de Empresas pela FAAP e Graduada em Psicologia (Elaine A. Saad Larcipretti / CRP> 06/25255). Elaine já escreveu inúmeros artigos e apresentou-se em Congressos nacionais e internacionais com temas voltados a RH. Sua última participação foi em evento da entidade americana SHRM (maior entidade de recursos humanos do mundo), em Junho de 2013, representando o Brasil em painel de RH sobre os países do BRIC, junto a representantes de India e China.
José Roberto Romeu Roque, economista (FEA-USP), engenheiro naval e mestre em       engenharia (EPUSP), master of science em sistemas (MIT), pós-graduado em análise de sistemas (FAAP) e em engenharia nuclear (IEA-USP), curso de mestrado em economia de energia (fipe-usp), curso de doutorado em engenharia (EPUSP), presidente da Audac Serviços Especializados de Cobrança e Atendimento.
Roberto Mendonça, engenheiro eletricista pela Escola de Engenharia Mauá, conselheiro da PEM Engenharia, Conselheiro da Fundação Padre Anchieta e diretor do Programa Cresce Brasil do PNBE.
Fabio Arruda Mortara, graduado e Mestre em Administração de Empresas pela EAESP/Fundação Getúlio Vargas, e Master of Science pela Cornell University (EUA). Presidente do Sindicato das Indústrias Gráficas no Estado de São Paulo e vice-presidente da Associação Brasileira da Indústria Gráfica de São Paulo ABIGRAF/SP. Ocupou cargos em outras entidades e grupos setoriais na Abigraf-SP.  É fundador e sócio-diretor da indústria gráfica Paper Express. Atuou como consultor de empresas nas áreas de Marketing e Agribusiness e ocupou cargos de chefia na Bolsa de Valores de São Paulo, Dupont do Brasil, Agroceres e Febraban, dentre outras. Foi professor da Escola Superior de Propaganda e Marketing, e é palestrante em eventos do setor de comunicação gráfica e autor de inúmeros artigos publicados no Brasil e exterior é associado do PNBE desde os primórdios.
Wander Soareseconomista. Administrador de Empresas e Professor. Dirigente de empresas editoriais: Editora Ática-1975/1990 e Editora Saraiva-1990/2005. Desde 2005 é consultor independente nas áreas editorial/livreira e educacional. Foi diretor e vice presidente da Câmara Brasileira do Livro (São Paulo) e do Sindicato Nacional de Editores de Livros (Rio de Janeiro). Presidiu durante 7 anos a Abrelivros – Associação Brasileira de Editores de Livros Educativos. Durante 3 anos pertenceu ao Conselho Estadual de Educação. É membro de Conselho Consultivo da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil e membro do Conselho Consultivo do Centro de Integração Empresa-Escola CIEE. Membro convidado do NAT-Núcleo de Altos Temas do SECOVI.
 Joaquim Saraiva, formado em Ciência da Computação, nasceu na Angola tem nacionalidade Portuguesa, reside no Brasil desde 1976 é empresário do setor gastronômico à 34 anos e é presidente do Conselho da ABRASEL Nacional.
Jorge Hori, Formado em administração pública pela EBAP – FGV, sócio-fundador da Planasa – Planejamento e Assessoria Administrativa e mantém o blog inteligência estratégica, atualizado diariamente (http://iejorgehori.blog.uol.com.br).
Edna Queiróz, É formada em marketing pela ESPM. Foi gerente de produtos das Linhas Círculo. Em 1984 montou a Naturiche e no mesmo ano inventou o sanduíche de metro. A Naturiche faz buffet, cafés, brunchs, coquetéis, kits para congressos com a logomarca do cliente. Atua também na organização integral do evento na área de hospedagem, congressos, feiras, etc. Fez vários cursos de gastronomia, ministrou palestras em muitas faculdades sobre empreendedorismo, sendo a última na PUC de Campinas. Na área social colabora com a casa Hope, Casa Baronesa de Limeira, entre outros. Casada e mãe de Lucas, Victor e Pedro. Associada do PNBE há mais de 10 anos.
Franklin Kuperman, diretor Presidente da EPS Empresa Paulista de Serviços S.A., Sócio Gerente da Treze Listas Segurança e Vigilância Ltda e Sócio Gerente da Paulista Fly Serviços Auxiliares em Aeroportos Ltda. É Bacharel e Licenciado em Pedagogia pela USP – 1968, Pós-Graduação em Educação Comparada pela USP – 1970, foi estagiário na Área de Treinamento na Olivetti, Inc. na Itália e no Bureau Internacional de Educação em Genebra. Realizou os cursos de Nível de Pós-Graduação na FGV – Fundação Getulio Vargas, Professor do curso de Pedagogia em Treinamento Industrial, Recursos Humanos, Economia da Educação e Educação Comparada nas Faculdades de Filosofia, Ciências e Letras das Universidades PUC de São Paulo, Universidade Católica de Campinas e na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Araraquara e Agronomia de Jaboticabal.Participa das seguintes entidades (como membro, dirigente ou fundador: ABREVIS – Associação Brasileira de Empresas de Vigilância; PNBE – Pensamento Nacional de Bases Empresariais; Fesesp – Federação de Serviços do Est. de São Paulo; Emforvigil – Empresa de Formação de Vigilantes; ASIS, American Society For Industrial Security – Chatear Brasil; Securnet- Rede latino-americano de empresas de segurança e da Câmara  Americana (AMCHAM).Participou dos seguintes eventos: World Security Congress And. Show – 2007, III Congresso Brasileiro de Limpeza Pública, Cong. Pan-Americano de Limpeza Pública USP; Congresso Internacional de Limpeza na Suíça e no Japão, Seminário sobre nova Lei Paulista de Licitação e Contrato, Encontro Nacional das Empresas de Asseio e Conservação – Eneac – 2006, Conferência American Society for Industrial Security – A.S.I.S., V Conferência “Produção mais Limpa” – 2006, II Seminário Águas Subterrâneas e Meio Ambiente – 2007.
Antonio Carlos Girelli Gomez, administrador de empresas, especialização em Finanças e Engenharia Industrial pela Fundação Vanzolini/USP. Consultor empresarial, sócio-diretor da BG Consult e Conselheiro de Administração em sua  2ª gestão no Banco Cooperativo do Brasil-Bancoob.
Fabio Bueno Nettomédico formado em 1983 pela Faculdade Evangélica de Medicina do Paraná.  Dirige a 24X7 Cultural – Máquinas de Livros, sua empresa é integrante da Câmara Brasileira do Livro, Instituto Ethos, Viva o Centro, usa os selos São Paulo – Estado de Leitores, empresa amiga da criança, é membro fundador do Amazonas Covention Bureau. Foi premiado por diversas instituições ligadas a Empreendedorismo, Inovação e valores sociais. Em destaque: 2008 – Selecionada entre mais de 220 casos, como uma das inovações Brasileiras mais significativas da década. Publicado na Revista Exame em fev 2008. Ainda em 2008 publicou É um dos casos do livro 101 Inovações Brasileiras em publicação. 2007 – É um dos 101 casos apresentados e o utilizado como exemplo de inovação d livro 101 Innovation Breakthrougs. É uma publicação do Monitor Group a partir de pesquisa global em que participaram mais de 400 empresas pré-selecionadas. 2006 – Vencedora Grande Prêmio Valor Social entre mais de 170 dos maiores conglomerados econômicos atuantes no Brasil. 2006 – Prêmio Valor Social na categoria Micro e Pequenas empresas por voto popular. 2006 – Prêmio Empreendedor do Novo Brasil, concedido pelo Instituto Empreender Endeavor e Revista Exame /Você S/A 2006 entre mais de 140 empresas pré-selecionadas. A 24X7 é uma empresa que tem uma quantidade enorme de mídia espontânea, sendo repetidamente veiculada nos principais meios de mídia do Brasil, como por exemplo: PE&GN, Fantástico, Jornal Nacional, Jornal do SBT, Folha, Estadão, Exame, Veja SP, Veja Rio, CBN, e alguns no Exterior, como BBC International e diversos blogs no mundo todo. É palestrante freqüente em empresas, cursos de graduação e pós-graduação e instituições como AMCHAM, FGV, FEI, ANPEI, COC e outras.  Sua maior conquista é ajudar a quebrar o paradigma que brasileiro não lê, ver as mudanças causadas no seu entorno, ver seus clientes, novos leitores, entrarem em livrarias sabendo o que querem comprar, além de estarem mais articulados e, em muitos casos, com maiores salários, mais saúde e qualidade de vida.
 CONSELHO FISCAL 2015 – 2016
Ubaldino Dantas Machado, engenheiro agrônomo, pela Escola Superior de Agricultura de Lavras – ESAL, hoje Universidade Federal de Lavras – UFLA,  pós-graduação em Desenvolvimento Rural pelo Instituto Interamericano de Cooperação Agrícola da Organização dos Estados Americanos em Costa Rica. Trabalhou na CEPLAC, EMBRAPA, ABAG e SEBRAE-SP. Participa de cinco ONG’S em São Paulo e de duas OSCIP.
Sérgio José Lopes, empresário atuando na área do comercial com a importação e exportação de eletroeletrônicos, produtos de informática e comunicação, reside em Brasília, técnico em contabilidade e bacharel em Filosofia pela Universidade do Sul de Santa Catarina, Consultor de Atendimento da UNISYS CORPORATION, Diretor do INSTITUTO AMIGOS DO EMPREGO (OSCIP) e da POPCOM IMPORTADORA.
 José Oliveira Ribas, superior em Gestão do Terceiro Setor, jornalista e contabilista, presidente da Comissão Solidaria dos Servidores Públicos e da Sociedade, Administração e direção das atividades Grupo Metropolitano Paulista do Programa Agenda 21, coordenação e gerenciamento de projetos; Comunidade sustentável, Coleta de óleo residual de fritura, Micro Usinas de Biocombustível. Educador e Orientador Sócio Ambiental, membro do Conselho Consultivo e Deliberativo da Ordem dos Jornalistas do Estado de São Paulo – OJESP, membro do Conselho de Curadores Fundação Campo Cidade e Escola Família agrícola de Ibiúna – EFAI. Desenvolve projetos de Sustentabilidade Sócio Ambiental dentro dos princípios do programa Agenda 21 e da ISO 26000 – Norma Internacional de Responsabilidade Social

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