Imprensa, Notícias

ENCONTRO TEMÁTICO DO PNBE E PUC SOBRE A REFORMA POLÍTICA

11/10/2016 por Soraia Patricia

Vantagens e desvantagens das diferentes propostas para Reforma Político-Eleitoral, construindo estratégias para o enfrentamento dessa questão.

 

COM APRESENTAÇÃO DOS PROFESSORES MARIA PAULA DALLARI BUCCI (USP) e CLAUDIO COUTO (FGV)

O quinto encontro Fórum de Debates de 2016 acontece dia 23/11 com a participação da Professora Dra. Maria Paula Dallari Bucci e do Professor Dr. Claudio Couto. A Professora Maria Paula Dallari Bucci é da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo e autora dos livros: Fundamentos para uma Teoria Jurídica das Políticas Públicas – obra que conquistou o Prêmio Jabuti 2014; Direito Administrativo e Políticas Públicas: Reflexões sobre o Conceito Jurídico, entre outros.

O Professor Claudio Couto é colunista eventual de Política do jornal Valor Econômico e já contribuiu para o “O Estado de S. Paulo”. É professor adjunto do Departamento de Gestão Pública da EAESP da Fundação Getúlio Vargas – SP, atuando como docente dos cursos de graduação em Administração Pública e Administração de Empresas; é do Núcleo Docente Permanente (NDP) do curso de pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) em Administração Pública e Governo, na linha de pesquisa de Política e Economia do Setor Público, e professor colaborador do Mestrado Profissional em Gestão de Políticas Públicas (MPGPP).

O Encontro Temático do PNBE – Reforma Política com os Professores Maria Paula Dallari e Claudio Couto tem como objetivo informar e esclarecer aos presentes sobre as grandes opções do sistema eleitoral e político, dentro do objetivo de alcançarmos, efetivamente, um “Brasil Politicamente Democrático”.  O Fórum dá continuidade à discussão que o PNBE vem realizando há mais de 20 anos sobre as diversas possibilidades de Reforma Política e Eleitoral, de modo a contribuir para conscientizar a população sobre o papel dos políticos e a delegação a eles de decisões importantes para o futuro do país e para cada membro da sociedade. Inclusive de construir estratégias para o enfrentamento dessa questão, que passa, entre outras coisas, pela revalorização da política e do Parlamento.

Na palestra serão apresentadas as vantagens e desvantagensa cinco (05) pontos centrais para a Reforma Político-Eleitoral:

1.    Sistema de escolha dos membros do Legislativo: distrital, distrital misto, proporcional, no partido com lista fechada, no partido com lista aberta;

2.    Cláusula de barreira para obter recursos do Fundo Partidário e tempo de TV;

3.    Coligações e Frentes partidárias para eleições e o Legislativo

4.    Parlamentarismo, presidencialismo mitigado (modelo francês) ou presidencialismo puro;

5.    Redução do número de senadores para dois por estado e fim dos suplentes; redução do número de deputados.

Detalhes da Palestra - “As Vantagens e desvantagens dos pontos centrais para Reforma Política-Eleitoral”

Data: 23 de novembro de 2016

Horário: das 18h30 às 21h00

Local: PUC – R. Monte Alegre, 984 – Auditório 117-A – Perdizes, São Paulo – SP

Link de inscrição: https://goo.gl/forms/Jdo2SxV4WoH2c5aR2

Evento gratuito

Garanta sua vaga realizando sua inscrição através do link: https://goo.gl/forms/Jdo2SxV4WoH2c5aR2

Cordialmente,

 

Mario Ernesto Humberg

1º Coordenador Geral

 

Fernando de Oliveira Marques

2º Coordenador Geral 

Comente

*

Notícias Recentes

No Banner to display




Newsletter

Carregando...Carregando...



Jurômetro

Rua Barão de Itapetininga, 151 - cj 144 - 14º andar - República - 01042-909 - São Paulo SP
fone/fax (11) 3284-8687 - email: pnbe@pnbe.org.br
Copyright @ 1987-2012 PNBE - Pensamento Nacional das Bases Empresariais. Todos os direitos reservados