Imprensa, Notícias

Implicações econômicas da reforma política serão discutidas em São Paulo, dia 01, 18h30

30/10/2017 por Soraia Patricia

Empresários reunidos pelo PNBE e estudantes da FECAP vão debater com Vicente Candido, Rubens Sawaya e José Aníbal

Os empresários reunidos no PNBE – Pensamento Nacional das Bases Empresariais decidiram trazer a discussão da reforma política para o plano dos interesses da sociedade. O relator da proposta em discussão no Congresso Nacional, deputado Vicente Cândido (PT – SP), o presidente do Instituto Teotônio Vilela (think tank do PSDB), José Aníbal, e o professor Rubens Sawaya, coordenador de Pós-graduação em Economia Política da PUC- SP aceitaram convites para discutirem a reforma política como base para o desenvolvimento econômico brasileiro. A realização conjunta do PNBE e da FECAP tem inscrições gratuitas aqui, e será na quarta, dia 01, 18h30, no Teatro Fecap (Av. Liberdade, 532 – Liberdade – São Paulo – SP). Outras informações via 11 4858-3656 ou pnbe@pnbe.org.br.

Para o 1º Coordenador Geral do PNBE, Fernando de Oliveira Marques, a oportunidade permitirá que se tenha uma visão mais clara das possibilidades de termos mais adiante uma Reforma Eleitoral que melhore a representatividade da Câmara dos Deputados, pois os dois debatedores, José Aníbal e Vicente Cândido, são filiados aos partidos que estiveram no poder entre 1995 e 2016, e que vem sendo os dois principais polos políticos do País. Embora PT e PSDB sejam originalmente voltados à social democracia, acabaram se tornando antagônicos e esperamos que possam agora trabalhar juntos por uma Reforma que venha a vigorar para as eleições de 2022. A presença do Professor Rubens Sawaya possibilitará identificar os impactos da mini-reforma realizada sobre a economia e fazer um balanço do que podemos esperar para 2018 e 2019. .

O reitor FECAP, Edison Simoni, entende que somente haverá uma reforma política verdadeira com o envolvimento de toda sociedade, inclusive da academia, abrindo este espaço de interlocução entre a sociedade e o Poder Público, promovendo a disseminação de conhecimento, permitindo que a diversidade de opiniões seja o meio para encontrar o melhor rumo para o país.

Reforma Política e Projeto Brasil 2022   

O PNBE vê a Reforma Política como exigência da sociedade, que não sente representada pelo Congresso e tem pouca ou nenhuma confiança nos políticos, como mostram as pesquisas de opinião. Além da Reforma Eleitoral, que foi discutida longamente no Congresso, com progressos mínimos para atender aos reclamos de maior representatividade dos eleitos, são necessárias mudanças mais amplas, envolvendo a descentralização do poder e dos recursos, hoje muito concentrados no Governo Federal. E a definição da separação dos Poderes, ou adoção efetiva de um semiparlamentarismo, com efetiva responsabilização do Congresso pelo Orçamento.

A discussão sobre os impactos econômicos da reforma política está inserida no “Projeto Brasil 2022”, que o PNBE lançou em 2003, que vem discutindo e avaliando caminhos para o futuro do país, em encontros com empresários, empreendedores, lideranças sociais, universitários e cidadãos em geral, em parceria com a FECAP. “Nos cinco anos que faltam para a comemoração do bicentenário da independência do país, temos a oportunidade de discutir como transformar nossa nação em um país socialmente justo, economicamente forte, ambientalmente sustentável, politicamente democrático e eticamente respeitável, os cinco pilares do Projeto Brasil 2022 – do País que Temos ao País que Queremos”, afirma a liderança do PNBE.

Saiba mais

O PNBE – Pensamento Nacional das Bases Empresariais, fundado em 1987, é uma entidade empresarial não corporativa, sem vinculação política e que respeita a diversidade de opiniões dos seus associados, e tem como objetivo pensar e discutir o futuro do Brasil, lutando por causas como: fortalecimento da cidadania, ética na política, sustentabilidade ambiental, combate ao desperdício e mau uso de recursos no setor público, justiça social, respeito à livre iniciativa e o empreendedorismo.

A FECAP – Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado, com 115 anos de tradição no ensino superior, foca em seus cursos nas áreas de Negócios, incluindo as áreas de Economia, Administração, Ciências Contábeis e Comunicação, como objetivo de formar profissionais de alto nível, preparados para se posicionar em um mercado de trabalho em constante transformação.

INSCRIÇÕES: http://www.fecap.br/novosite/eventos/detalhes.php?id=3193

Para entrevistas, mais informações e confirmar cobertura do evento, por favor, contate:

Cleinaldo Simões, Carla Onaga, Lidiane Tanaka, Rebeca Torres, Ana Rocha

55 (11) 5585 3363 – 5585 0961 – 5585 2273

55 (11) 2638 8099

55 (11) 9 8192 0700 – 9 8192 0002

Skype: cleinaldo.simoes

Comente

*

Notícias Recentes

No Banner to display




Newsletter

Carregando...Carregando...



Jurômetro

Rua Barão de Itapetininga, 151 - cj 144 - 14º andar - República - 01042-909 - São Paulo SP
fone/fax (11) 3284-8687 - email: pnbe@pnbe.org.br
Copyright @ 1987-2012 PNBE - Pensamento Nacional das Bases Empresariais. Todos os direitos reservados