Imprensa, Notícias

José Eduardo Cardozo conversou sobre Reforma Política no PNBE

11/06/2018 por Soraia Patricia

O ex-Ministro da Justiça José Eduardo Cardozo, do PT, atualmente exercendo a advocacia, debateu em almoço com coordenadores do PNBE e outros convidados, dia 15/05 os pontos essenciais da reforma Política que o País necessita.

Cardozo concordou com o PNBE que, no caso da eleição para o legislativo, o melhor caminho é a adoção do voto distrital misto, seguindo o modelo alemão, posição que também havia sido defendida no debate realizado com os representantes do PSDB – José Aníbal, e do PT – Vicente Cândido.

O ex-ministro destacou que esse não era o projeto de seu partido, que defendia o voto em lista, como forma de reforçar os partidos e sua vinculação com seus apoiadores. Lembrou que esse projeto chegou a ter aprovação da maior parte dos deputados, mas foi sustado pelo presidente Lula em função da pressão dos pequenos partidos, cujo apoio era considerado fundamental para a governabilidade.

O coordenador Mario Ernesto Humberg recordou que o PNBE  e o Instituto Roberto Simonsen da FIESP, promoveram, em 2004, um debate sobre o sobre o tema, em que o relator da proposta do voto em lista (Ronaldo Caiado, do DEM) e representantes de outros quatro partidos mais destacados à época –PSDB, PT , PMDB e  PPS concordaram com esse projeto e prometeram votá-lo, o que não ocorreu pela pressão do governo, como o ex-ministro havia explicado.

O ex-ministro defendeu também a criação de uma Constituinte exclusiva para a Reforma Política, com aprovação por um referendo.  O coordenador Ricardo Amoroso propôs a criação de um movimento suprapartidário pela Reforma Política em 2019 e perguntou se o ex-ministro concordaria em participar, o que ele garantiu que sim. Em função da resposta e da concordância dos coordenadores presentes, foi então lançada a ideia de substituir o projeto Renova 80-20 pelo MRP2019 – Movimento pela Reforma Política em 2019.

Comente

*

Notícias Recentes

No Banner to display




Newsletter

Carregando...Carregando...



Jurômetro

Rua Barão de Itapetininga, 151 - cj 144 - 14º andar - República - 01042-909 - São Paulo SP
fone/fax (11) 3284-8687 - email: pnbe@pnbe.org.br
Copyright @ 1987-2012 PNBE - Pensamento Nacional das Bases Empresariais. Todos os direitos reservados