Imprensa, Notícias

PNBE debate com o ex-Ministro José Gregori a Reforma Política

10/07/2018 por Soraia Patricia

O ex-Ministro da Justiça e dos Diretos Humanos José Gregori apoiou o manifesto preparado pelo PNBE sobre a necessidade de Reforma Política e já acrescentou seu nome à lista de signatários, em conversa em São Paulo dia 06.07.2018.

Como ocorreu com os debatedores anteriores: José Aníbal, Vicente Cândido e José Eduardo Cardozo, o Ministro defende a adoção do voto distrital misto para o Legislativo, com a melhor forma de fortalecer ao mesmo tempo os vínculos eleitor- eleito e fortalecer os partidos.

Ressaltou, no entanto, que em sua visão este não é o tema que no momento mais galvaniza a opinião pública, como foi o caso do Manifesto Opção Brasil em que ele teve papel importante para conseguir a adesão do setor jurídico e outros, trabalhando junto com o PNBE.

Para Gregori, a população, de modo geral, está insatisfeita com a classe política, quer mudar a forma de escolher, mas tem dificuldade de entender o processo eleitoral. Na visão dele, tendo em vista essa dificuldade, é interessante buscar temas mais mobilizadores, como a descentralização do poder, a aceitação da diversidade, e a melhor distribuição de renda com redução da desigualdade. Ele sugere utilizar esses temas como centrais no documento.

O ex-Ministro destacou que é necessária a pressão da sociedade para conseguir mudanças, pois nosso sistema representativo favorece os que já estão no poder e dificulta uma real renovação. Lembrou algumas tentativas de aproximação entre as áreas políticas não comprometidas pelo fisiologismo que não andaram. Por isso a mobilização é essencial.

Comente

*

Notícias Recentes

No Banner to display




Newsletter

Carregando...Carregando...



Jurômetro

Rua Barão de Itapetininga, 151 - cj 144 - 14º andar - República - 01042-909 - São Paulo SP
fone/fax (11) 3284-8687 - email: pnbe@pnbe.org.br
Copyright @ 1987-2012 PNBE - Pensamento Nacional das Bases Empresariais. Todos os direitos reservados