Imprensa, Notícias

PNBE discute e estimula mediação e arbitragem

24/03/2017 por Soraia Patricia

Com sala cheia, muito interesse, o Professor Dr. Roberto Pasqualin, presidente do CONIMA - Conselho Nacional das Instituições de Mediação e Arbitragem e renomado árbitro, debateu com associados do PNBE  e convidados, a evolução, atual situação e utilidade social de fórmulas extra judiciais de resolver conflitos.

Conforme explicou Pasqualin, mais que uma ferramenta que ajuda a aliviar a carga do Judiciário, elas contribuem para a pacificação social. “São fórmulas que realmente satisfazem as partes”, disse o professor.

Pasqualin mostrou a evolução histórica da mediação e arbitragem e o papel da instituição que preside, de regulamentação, defesa da ética, qualificação de câmaras e institutos com essa finalidade.

O debate foi coordenado pelo professor Fernando de Oliveira Marques, outro experiente mediador e árbitro, fundador e diretor de diversas instituições. Para Marques a adoção da mediação e arbitragem pela sociedade exige uma mudança cultura que inevitavelmente irá acontecer.

Após as exposições houve intenso debate e perguntas dos presentes, todos interessados no desenvolvimento dessas fórmulas, muitos já as praticando, mas revelando as dificuldades práticas ainda existentes, principalmente o desconhecimento por parte da população.

Comente

*

Notícias Recentes

No Banner to display




Newsletter

Carregando...Carregando...



Jurômetro

Rua Barão de Itapetininga, 151 - cj 144 - 14º andar - República - 01042-909 - São Paulo SP
fone/fax (11) 3284-8687 - email: pnbe@pnbe.org.br
Copyright @ 1987-2012 PNBE - Pensamento Nacional das Bases Empresariais. Todos os direitos reservados