Prêmio PNBE

PRÊMIO PNBE HISTÓRICO

VALORIZAÇÃO DAS AÇÕES DE CIDADANIA E PELA EFICIÊNCIA NO BRASIL

PRÊMIO

Desde sua fundação, o Pensamento Nacional das Bases Empresariais – PNBE acredita que as ações que transmitem valores, princípios de cidadania são importantes agentes indutores para alcançarmos o Brasil que Queremos. Por este motivo, criou em 1992 o Prêmio PNBE de Cidadania para reconhecer os trabalhos produzidos sobre cidadania, tornando-se agente multiplicador.

Passam-se 19 anos de trabalho, acreditamos que muitos resultados foram atingidos: a valorização da cidadania entrou na pauta de importantes veículos de comunicação e entidades (em cadernos especiais, seções, colunas); se transformou em referência de premiação; comentários em rádio e linha editorial de revistas e tornou-se um indicativo de grande importância para credibilidade e sustentabilidade de diversos projetos agraciados com o Prêmio.

A partir deste cenário, nossa visão é de que temos muitos motivos a comemorar e, ao mesmo tempo, enormes desafios pela frente. A profusão de notícias sobre cidadania e sustentabilidade não vem acompanhada do aprofundamento necessário da importância dos assuntos.

Neste sentido, este ano ousadamente mudamos o nome da premiação para “Prêmio Brasileiros de Valor PNBE 2011 – Por um Brasil Ético e Eficiente”, tendo em vista a profunda necessidade de enfatizar as ações de cidadania com o seu devido valor de disseminação e divulgação que transformam realidades de tantos brasileiros pelo país a fora.

De maneira a atender estes desafios e de integrar as iniciativas voltadas ao público, apresentamos as seguintes estratégias

1 .DISSEMINAÇÃO E APROFUNDAMENTO DE INFORMAÇÕES SOBRE CIDADANIA E AÇÕES VOLTADAS A EFICIÊNCIA DA MÁQUINA PÚBLICA

O Prêmio PNBE permite aos premiados a divulgação das suas ações e resultados entre a rede que é formada entre os diversos agraciados e pelo próprio público participante.
Características e principais resultados obtidos

  • Público participante se compõe por formadores de opinião de diversos setores da sociedade:
  • Lideres empresariais;
  • Lideres de movimentos sociais e ambientais;
  • Dirigentes sindicais, associações setoriais, profissionais liberais e educacionais;
  • Autoridades políticas.
  • Mais de 5.000 pessoas já participaram diretamente da premiação colaborando com a disseminação e divulgação das ações de cidadania agraciadas.

2. ESTÍMULO E RECONHECIMENTO DE TRABALHOS DE CIDADANIA (PRÊMIO PNBE DE CIDADANIA)

Estimular e reconhecer ações de cidadania, enaltecendo e premiando publicamente pessoas e entidades que têm lutado por um país socialmente justo. Essa premiação tem o duplo sentido de estímulo e demonstração pública do exemplo a ser seguido. Além, é claro, do reconhecimento merecido de toda a sociedade por quem assim age.

Características e principais resultados obtidos:

  • Está em sua 19º edição e é considerado um dos principais prêmios do país;
  • Primeira iniciativa do país a premiar pessoas e entidades que lutam pela  efetiva e implementação da cidadania no Brasil;
  • Osinscritos no Prêmio são algumas das personalidades de maior importância e credibilidade nas categorias de Educador (a), Empresár (a), Cidadão (ã), Jornalista, Entidade, Justiça e Político;
  • Já participaram do Prêmio, como mestres de cerimônia: Chico Pinheiro (TV Globo); Carlos Tramontina (TV Globo), Emerson Kapaz entre outros;
  • Já foram premiados 127 ações cidadãs entre pessoas e entidades;
  • Mais de 2.800 trabalhos foram inscritos durante todos estes anos.

3. GERAR DEBATES QUE INDUZAM A VALORIZAÇÃO DE AÇÕES E PROJETOS DE CIDADANIA E DE SUSTENTABILIDADE

Promovemos debates com as personalidades já premiadas, discutindo os desafios de como os diversos temas podem ser trabalhados e como alcançar as metas para o Brasil que Queremos.


Notícias Recentes

No Banner to display




Newsletter

Carregando...Carregando...



Jurômetro

Rua Barão de Itapetininga, 151 - cj 144 - 14º andar - República - 01042-909 - São Paulo SP
fone/fax (11) 3284-8687 - email: pnbe@pnbe.org.br
Copyright @ 1987-2012 PNBE - Pensamento Nacional das Bases Empresariais. Todos os direitos reservados