top of page

PRÊMIO PNBE 2010

VALORIZAÇÃO DAS AÇÕES DE CIDADANIA PROJETO BRASIL 2022

“DO PAÍS QUE TEMOS PARA O PAÍS QUE QUEREMOS”

img_3782.jpg
img_3765.jpg
img_3774.jpg
img_3789.jpg
img_3811.jpg
img_3823.jpg
img_3842.jpg
img_3854.jpg
img_3864.jpg

​PRÊMIO PNBE DE CIDADANIA CATEGORIA “EMPRESÁRIO SOCIAL”

Recebeu o Prêmio PNBE de Cidadania deste ano na categoria “Empresário Social” a Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, representado pelo provedor Dr. Kalil Rocha Abdalla pelo relevante trabalho realizado com a administração e manutenção da Santa Casa.

 

São mais de 400 anos de história da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo. Em suas 39 unidades de saúde, são dois mil leitos distribuídos entre hospitais pertencentes à Irmandade com mais de 10 mil funcionários.

 

Em 2009, somente no Hospital Central, realizamos mais de 370 mil atendimentos, sendo uma média mensal de 30 mil pessoas. Ainda em 2009, como parte desta modernização, entregamos a Unidade de Terapia Intensiva com 41 leitos disponíveis para a rede do Sistema Único de Saúde (SUS).

 

Neste momento, a Santa Casa está buscando mais parceiros, em especial lojas, supermercados, para receber a doação dos cupons sem o CPF. O valor revertido será usado para construção do centro de Medicina Paliativa Infantil, inédito nos moldes elaborados pela instituição no Brasil, que dará mais conforto para crianças com doenças sem possibilidade de cura.

 

PRÊMIO PNBE DE CIDADANIA CATEGORIA “MEIO AMBIENTE”

Recebeu o Prêmio PNBE de Cidadania deste ano na categoria “Meio Ambiente” pelo esforço da sua gestão à frente do Programa Bioleo – Duplamente Sustentável, desenvolvido pelo Instituto PNBE.

 

O Programa Bióleo foi criado como um programa de aproveitamento de óleo residual de cozinha para ser transformado em biodiesel, com geração de renda para financiamento de programas sociais que visam a melhoria das condições de vida de nossa população mais carente, com foco na sustentabilidade, considerando o triple bottom line: economicamente viável, socialmente justo e ambientalmente correto.

 

Com a aplicação desse principio, o Bióleo está dando  certo e se expandindo gradativamente. Hoje tem mais de 100 associações parceiras, localizadas em 15 bairros da cidade de São Paulo e 05 cidades da Grande São Paulo, que atuam na rede de recepção, reunião e coleta do óleo residual de cozinha e estão sendo sustentados pela renda auferida com a venda do óleo residual de cozinha e agora iniciarão o programa no interior do estado.

 

Pela experiência adquirida às instituições parceiras, estão viabilizando a coleta residencial, através de formação da rede de logística reversa social, com a participação ativa de associações comunitárias. Estas desenvolvem o trabalho de mobilização da comunidade ao entorno de sua associação, tornando-se um ponto de recepção, reunião e coleta, cujo trabalho é recompensado com a renda recebida pelo financiamento e manutenção de seus projetos sociais o que assegura a continuidade do programa.

 

 

PRÊMIO PNBE DE CIDADANIA CATEGORIA “EMPRESÁRIO EMPREENDEDOR”

Recebeu o Prêmio PNBE de Cidadania desde ano na categoria “Empresário Empreendedor”, o Dr. Luiz Gonzaga Bertelli, hoje representado pelo Conselheiro, Professor José Augusto Minarelli, pelo importantíssimo trabalho que o CIEE vem fazendo no desenvolvimento de inclusão de jovens estudantes de nível médio, técnico e superior no mercado de trabalho há 46 anos, auxiliando a colocar em pratica tudo o que aprenderam na teoria.

 

O Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) é uma instituição filantrópica mantida pelo empresariado nacional, prestando relevantes serviços de utilidade pública no segmento da educação e da profissionalização, oferecendo gratuitamente aos jovens estudantes, portadores de necessidades especiais e adultos analfabetos, uma série de serviços de apoio, que vai desde o encaminhamento para estágio e aprendizado em empresas, passando por programas de educação a distância, até cursos de alfabetização e desenvolvimento profissional e faz tudo isso utilizando apenas os recursos que recebe de empresas, sem qualquer contribuição governamental e atende indistintamente a sociedade, por meio de unidades instaladas em todos os Estados do Brasil.

 

O CIEE já atendeu, gratuitamente, mais de 10 milhões de jovens estudantes encaminhados para estágio. E nos dias atuais, mantém em torno de 500 mil bolsistas, em todo o território nacional, além de 150 mil em orientação e informação profissional.

 

PRÊMIO PNBE DE CIDADANIA CATEGORIA “CIDADANIA” O CORPO DE BOMBEIROS”

Recebeu o Prêmio PNBE de Cidadania deste ano na categoria “Cidadania” pelo relevante trabalho realizado com a população de São Paulo, o Corpo de Bombeiros, representado pelo Comandante Luiz Humberto Navarro.

 

O júri considerou a devoção desses homens é realmente diferenciada e representa um importante exemplo de cidadania e cooperação com a sociedade, que é fundamental para podermos construir um país socialmente justo, economicamente forte, ambientalmente sustentável, politicamente democrático e eticamente respeitável, que são as cinco metas do nosso Projeto Brasil 2022 – do País que Temos ao País que Queremos.

 

Tendo como referência a recente pesquisa feita entre a população de São Paulo que apontou o Corpo de Bombeiros como a instituição mais confiável. A proposta é homenagear essa corporação, tendo o bombeiro como o profissional dedicado e confiável, refletindo em reconhecimento, pois é aquele profissional sempre pronto a ajudar a quem estiver em condições de risco e perigo, estando sempre presentes em qualquer dia, a qualquer hora, e nos locais mais remotos.

 

PRÊMIO PNBE DE CIDADANIA CATEGORIA “BRASIL 2022 – GOVERNANÇA PÚBLICA”

Recebeu o Prêmio PNBE de Cidadania deste ano na categoria “BRASIL 2022 – GOVERNANÇA PÚBLICA” o Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral pela proposição ao Projeto Ficha Limpa, representado pela diretora da secretaria executiva da entidade Jovita José Rosa.

 

A Campanha Ficha Limpa foi lançada em abril de 2008 com o objetivo de melhorar o perfil dos candidatos e candidatas a cargos eletivos do país. Para isso, foi elaborado um Projeto de Lei de iniciativa popular sobre a vida pregressa dos candidatos, tornando mais rígidos os critérios de quem não pode se candidatar.

 

Em setembro de 2009, o MCCE entregou ao presidente da Câmara dos Deputados, Michel Temer, o Projeto de Lei de iniciativa popular, junto com 1 milhão e 300 mil assinaturas o que corresponde à participação de  1% do eleitorado brasileiro. Até a tramitação no Senado Federal, mais 600  mil assinaturas foram entregues. O projeto passou a vigorar no dia 07 de junho desde ano.

 

PRÊMIO PNBE DE CIDADANIA CATEGORIA “EMPRESÁRIO EDUCADOR”

Recebeu o Prêmio PNBE de Cidadania deste ano na categoria “Empresário Educador” os coordenadores da Associação Parceiros da Educação a Sra. Ana Maria Diniz e o Sr. Jair Ribeiro, por contribuir para a formação integral de alunos da rede pública, por meio da instituição de parcerias entre Empresas e Escolas visando a melhoria da qualidade do ensino e do aproveitamento escolar dos alunos.

 

O modelo de parceria consiste na aliança entre uma Empresa (ou empresário) e uma Escola Pública, que atuará em quatro áreas fundamentais: apoio físico-estrutural, apoio à gestão, apoio pedagógico e apoio à integração da comunidade com a escola.

 

A Parceiros da Educação promove e monitora parcerias ao longo dos últimos 15 anos, atendendo atualmente 65 escolas e já beneficiadas mais 20, levando à educação pública a experiência em administração e gestão de negócios dos empresários para tornar a escola pública brasileira um modelo de eficiência e de resultados, formando cidadãos mais qualificados para os desafios do nosso tempo e do futuro.

 

O dia a dia da parceria é executado por um profissional denominado Facilitador de Parceria, selecionado e capacitado pela Parceiros. A atuação deste profissional é continuamente monitorada pela equipe técnica da Parceiros da Educação, sendo que todas as ações da parceria devem contar com alguma contrapartida da escola, dos seus gestores, professores e alunos, para que os investimentos sejam uma conquista da escola.

 

PRÊMIO PNBE DE CIDADANIA CATEGORIA “DESTAQUE”, SR. EMERSON KAPAZ

Recebeu o Prêmio PNBE de Cidadania deste ano na categoria “Destaque”, o Sr. Emerson Kapaz, pela proposição do PL da Política Nacional de Resíduos Sólidos, em 1991, que somente veio a ser aprovada em 2010, 19 anos depois.

PRÊMIO “AMIGOS DO PNBE”

PNBE faz duas homenagens, o PRÊMIO “AMIGOS DO PNBE”, a pessoas que contribuem para a realização das atividades e projetos da entidade, além de beneficiar exemplarmente a comunidade através de ações de responsabilidade social, que são os coordenadores:

 

José Roberto Romeu Roque, presidente da Audac;

Roberto Ribeiro Mendonça, referência incansável em querer transformar o Brasil que Temos no Brasil que Queremos.

 

Os Srs. José Roberto Romeu Roque e Roberto Mendonça recebem a homenagem como surpresa. Julgamos que eles também devem ser lembrados neste momento de alegria para nós; que eles saibam da amizade e carinho que nós do PNBE, lhes devotamos.

 

E, por causa de empresários cidadãos com visão ampla de sociedade que podemos concretizar Programas, como o Disque Denúncia Eleitoral e tantos outros.

 

PRÊMIO PNBE DE CIDADANIA CATEGORIA “BRASIL 2022: A JUSTICA QUE QUEREMOS”

O Prêmio PNBE de Cidadania reconheceu com este prêmio na categoria “BRASIL 2022: A JUSTICA QUE QUEREMOS”, o Juiz Odilon de Oliveira que vem mostrando e demonstrando os aspectos da verdadeira justiça, pois o Juiz Federal em Ponta Porã, cidade de Mato Grosso do Sul na fronteira com o Paraguai e, jurado de morte pelo crime organizado, está morando no fórum da cidade.

 

Em um ano, o juiz condenou 114 traficantes a penas, somadas, de 919 anos e 6 meses de cadeia, e ainda confiscou seus bens. Como os que pôs atrás das grades, ele perdeu a liberdade. Traficantes brasileiros que agem no Paraguai se dispõem a pagar US$ 300 mil para vê-lo morto.

 

Desde junho do ano passado, quando o juiz assumiu a vara de Ponta Porã, porta de entrada da cocaína e da maconha distribuídas em grande parte do País, as organizações criminosas tiveram muitas baixas. Nos últimos 12 meses, sua vara foi a que mais condenou traficantes no País. Uma sala de audiências virou dormitório, com três beliches e uma televisão. Quando o juiz precisa cortar o cabelo, veste colete à prova de bala e sai a escolta. Está na cidade há um ano e nem a conhece, em uma ida ao shopping, foi abordado por um traficante. De seu ´bunker´, auxiliado por funcionários que trabalham até alta noite, vai disparando sentenças.

 

A partir dos resultados positivos, as autoridades paraguaias passaram a colaborar porque estão vendo que os criminosos estão sendo condenados.

 

 

 

 

 

bottom of page