

O Pensamento Nacional das Bases Empresariais (PNBE) já iniciou os preparativos para a edição 2026 do Prêmio PNBE de Cidadania, iniciativa que há mais de duas décadas reconhece projetos, organizações e lideranças que contribuem para a construção de uma sociedade mais justa, democrática e sustentável no Brasil.
O prêmio valoriza iniciativas que atuam em três grandes eixos de impacto social: combate à desigualdade, desenvolvimento sustentável e educação. Os projetos inscritos devem estar relacionados a pelo menos um desses temas.
Nesta edição, serão selecionados quatro ganhadores, distribuídos nas categorias:
Entidades sem fins lucrativos
Empreendedores(as)-cidadãos(ãs)
Personalidades cidadãs
Investimento social privado
Além dessas categorias, o PNBE concederá também o Prêmio Hors Concours, destinado a pessoas ou organizações cuja atuação em uma dessas áreas seja amplamente reconhecida pela sociedade.
A coordenação do prêmio está a cargo de Mario Ernesto Humberg, com Sylvain Kernbaum como vice-coordenador, responsáveis pela mobilização das inscrições e pela organização das etapas de avaliação. Representando o PNBE, Gerson Ramos já está confirmado na banca de jurados. Os coordenadores anunciarão em breve outros integrantes do júri, formados por representantes da sociedade civil.
O lançamento oficial do prêmio para o público ocorrerá em 9 de abril, quando também serão abertas as inscrições. O prazo para participação segue até 6 de agosto. Após o encerramento, os projetos passarão por uma pré-seleção no dia 14 de setembro, e a reunião final do júri para escolha dos vencedores está marcada para 24 de setembro. A cerimônia de premiação acontecerá em 12 de novembro.
Ao longo de 22 edições, o Prêmio PNBE de Cidadania já homenageou mais de uma centena de personalidades e organizações que fazem a diferença em seus territórios e áreas de atuação. Em 2024, 40 projetos foram indicados; em 2025 foram 62.
Na edição 2025, os vencedores foram o Instituto Chefs Especiais, na categoria Combate à Desigualdade; Hélio da Silva, referência em reflorestamento urbano, em Desenvolvimento Sustentável; Maria Vilani, escritora e ativista cultural, na categoria Educação; e o Projeto Saúde & Alegria, de Caetano Scannavino e Eugenio Scannavino, na categoria Hors-Concours.
“Queremos mostrar ações conduzidas, em última instância, por cidadãos que acreditaram e abraçaram causas. A sociedade civil tem feito muito pelo país e muitos trabalhos são exemplos replicáveis que merecem visibilidade”, comenta Fabio Mortara, primeiro coordenador geral do PNBE.
Fundado em 1987, o PNBE é um movimento empresarial suprapartidário que atua na defesa da ética, da democracia, da justiça social e do desenvolvimento sustentável no Brasil. Ao longo de sua trajetória, consolidou-se como um espaço de reflexão, articulação e proposição de políticas públicas voltadas ao bem comum.
Mais informações sobre regulamento e inscrições no site pnbe.org.br.