top of page

PRÊMIO PNBE 2005

Os premiados enfatizaram a relevância do PNBE como entidade formadora de uma consciência de cidadania no país.

 

Em um clima de informalidade, emoção e indignação, foi realizada a solenidade de entrega do Prêmio PNBE de Cidadania, em 1 de dezembro, para as 8 personalidades (cidadão e cidadã, ambientalista, empreendedora, educador, empresário, jornalista e Projeto Brasil 2022). O evento foi prestigiado por cerca de 300 convidados, que lotaram o auditório da Serasa.

 

Apresentada pelos coordenadores Elaine Saad e Fernando Prestes Maia, a solenidade foi aberta pelo 1º coordenador do PNBE, Percival Maricato que destacou a união da sociedade civil para que possamos mudar os rumos de nosso país. E os exemplos dos premiados dessa 14ª edição, só faz com que o PNBE, continue acreditando que podemos sim, transformar o Brasil que temos no Brasil que Queremos.

O coordenador Lívio Giosa, coordenador do prêmio em 2005, lembrou aos convidados porquê o PNBE não manteve a categoria o “Político que Queremos” nessa edição. “ Num momento de indignação em nosso país, o PNBE quer convidar a sociedade a refletir sobre os escândalos. Não podemos nos manter omissos diante de tantas denúncias e para isso, temos que exigir mudanças de nossos parlamentares. O PNBE sabe que temos grandes políticos comprometidos com a ética, e vamos torcer para que a cadeira que ficou vazia nessa edição, possa ser preenchida no próximo ano”, destacou Giosa.

 

Um dos momentos mais marcante da solenidade foi a projeção do vídeo que mostrava a ação de D.Vitória (nome fictícia), aposentada que filmou durante 2 anos, a ação dos bandidos no Rio de Janeiro. Ao final, todos aplaudiram emocionados a atitude dessa corajosa cidadã, que infelizmente por motivo de segurança, jamais poderá ter seu verdadeiro nome divulgado. O PNBE fará com que o seu merecido troféu, seja encaminhado D. Vitória por meio da Secretaria de Segurança Pública do Rio de Janeiro.

 

Emocionados, os premiados ao ganharem o troféu de um Brasil em construção idealizado pelo designer Ronald Kapaz, enfatizaram a relevância do PNBE como entidade formadora de uma consciência de cidadania no país.

Premiados: Gabriel Chalita (Educador), Aziz Ab´Saber (Ambientalista), Milú Villela (Empreendedora Social), Antônio Ermirio de Moraes (Empresário), Zilda Alves (Jornalista), D. Vitória e Francisco Whitaker (Cidadãos).

bottom of page