top of page

Prêmio PNBE de Cidadania

VALORIZAÇÃO DAS AÇÕES DE CIDADANIA E PELA EFICIÊNCIA NO BRASIL

 

Desde sua fundação, o Pensamento Nacional das Bases Empresariais – PNBE acredita que as ações que transmitem valores e princípios de cidadania são importantes agentes indutores para alcançarmos o BRASIL QUE QUEREMOS. Por este motivo, criou em 1992 o Prêmio PNBE de Cidadania para reconhecer os trabalhos produzidos sobre cidadania, tornando-se agente multiplicador.

 

Passados 19 anos de trabalho, confiamos que muitos resultados foram alcançados: a valorização da cidadania entrou na pauta de importantes veículos de comunicação e entidades (em cadernos especiais, seções, colunas); se transformou em referência de premiação; comentários em rádio e linha editorial de revistas e tornou-se um indicativo de grande importância para credibilidade e sustentabilidade de diversos projetos agraciados com o Prêmio.

 

A partir deste cenário, nossa visão é de que temos muitos motivos a comemorar e, ao mesmo tempo, enormes desafios pela frente. A profusão de notícias sobre cidadania e sustentabilidade não vem acompanhada do aprofundamento necessário da importância dos assuntos.

 

Neste sentido, a partir de 2011, ousadamente mudamos o nome da premiação para “Prêmio Brasileiros de Valor PNBE 2011 – Por um Brasil Ético e Eficiente”, tendo em vista a profunda necessidade de enfatizar as ações de cidadania com o seu devido valor de disseminação e divulgação que transformam realidades de tantos brasileiros pelo país a fora.

 

De maneira a atender estes desafios e de integrar as iniciativas voltadas ao público, novas estratégias foram formuladas:

 

1 .Disseminação e aprofundamento de informações sobre cidadania e ações voltadas à eficiência da máquina pública

 

O Prêmio PNBE permite aos premiados a divulgação das suas ações e resultados entre a rede que é formada entre os diversos agraciados e pelo próprio público participante.

 

O público participante se compõe por formadores de opinião de diversos setores da sociedade: Líderes empresariais; Líderes de movimentos sociais e ambientais; Dirigentes sindicais, associações setoriais, profissionais liberais e educacionais; Autoridades políticas.

 

Mais de 5.000 pessoas já participaram diretamente da premiação colaborando com a disseminação e divulgação das ações de cidadania agraciadas.

 

2. Estímulo e reconhecimento de trabalhos de cidadania

 

Estimular e reconhecer ações de cidadania, enaltecendo e premiando publicamente pessoas e entidades que têm lutado por um país socialmente justo. Essa premiação tem o duplo sentido de estímulo e demonstração pública do exemplo a ser seguido. Além, é claro, do reconhecimento merecido de toda a sociedade por quem assim age.

 

Está em sua 19º edição e é considerado um dos principais prêmios do país.

Iniciativa pioneira do país a premiar pessoas e entidades que lutam pela efetiva e implementação da cidadania no Brasil.

 

Os inscritos no Prêmio são algumas das personalidades de maior importância e credibilidade nas categorias de Educador(a), Empresário(a), Cidadão(ã), Jornalista, Entidade, Justiça e Político.

 

Já participaram do Prêmio, como mestres de cerimônia: Chico Pinheiro (TV Globo); Carlos Tramontina (TV Globo), Emerson Kapaz entre outros. Já foram premiados 127 ações cidadãs entre pessoas e entidades. Mais de 2.800 trabalhos foram inscritos durante todos estes anos.

 

3. Gerar debates que induzam a valorização de ações e projetos de cidadania e de sustentabilidade

 

Promovemos debates com as personalidades já premiadas, discutindo os desafios de como os diversos temas podem ser trabalhados e como alcançar as metas para o Brasil que Queremos.

EDIÇÕES DA PREMIAÇÃO

mg_4523.jpg

2011

Cerimônia ocorreu no Clube dos Ingleses e contou com o prestígio de associados e amigos

img_099.jpg

2007

Evento marcou a entrega dos troféus para profissionais que trabalham em defesa da cidadania no Brasil.

img_3811.jpg

2010

Valorização das ações de cidadania - Projeto Brasil 2022: "Do País que temos para o País que queremos".

img_200.jpg

2006

A importância e qualidade sempre com foco na cidadania e no exemplo para um Brasil mais justo

117.jpg

2009

O PNBE homenageou importantes nomes que atuaram em prol desenvolvimento da cidadania no País.

img_4703-m.jpg

2005

Os premiados enfatizaram a relevância do PNBE como entidade formadora de uma consciência de cidadania no país.

bottom of page